Fala galera da Finansfera!!!
Outro dia fiz um vídeo falando de Visa e de seu crescimento. O vídeo está no canal do YouTube, confira lá. Depois comecei a conversar com um grupo de amigos sobre grandes retornos. Dei outros exemplos como BlackRock e IRBR3 além de alguns bancos e outros do ramo de varejo. O assunto estendeu-se um pouco mas acho que foi produtivo e eles entenderam o ponto de vista e por isso quis trazer o assunto aqui pra debater com vocês.
Se você ainda não viu o canal do YouTube onde falo bastante sobre as empresas e os REIT no exterior, não perca tempo, clique aqui e inscreva-se. Não deixe de acompanhar o site www.comoinvestirnoexteiror.com
Vale a pena basear-se pelo indicativo Preço / Lucro?
O assunto começou basicamente quando eu mostrei que não devemos só olhar o P/L de uma empresa. Se vocês repararem a Visa Inc, verão que ela sempre teve P/L alto mas cresceu mais de 10 vezes em 11 anos. Se forem observar somente P/L, vocês não investem. Ainda falando em P/L, empresas de tecnologia sempre têm P/L alto. Observe Netflix com mais de 130 de P/L. Google cresceu muito e também tem P/L alto. A Apple é uma que não tem P/L alto mas, sigamos em frente.
Partindo desse principio, podemos ver que várias empresas tiveram crescimento acima de 100, 200% em 10 anos ou menos. Várias empresas cresceram até 10 vezes nos últimos 10/15 anos. BlackRock foi uma delas, Apple, Amazon, Google, Netflix, Visa, Grainger dentre várias outras no exterior. No Brasil já vimos o crescimento recente de Resseguros Brasil IRBR3, Itaú, ITUB3 e 4, Banco Inter BIDI4, Bradesco BBDC3 e 4 dentre outras. Todas essas empresas tiveram um crescimento muito bom nos últimos 10/15 anos. O que falar de Berkshire?
Mas ai vem aquela velha frase: rendimento passado não garante rendimento futuro. Ou então aquela outra: Ah, mas falar isso agora que já passou é mole né, quero ver falar isso antes desse crescimento todo, isso ninguém fala.
Risco X Retorno
Pois bem, é aqui que entra o risco X retorno de um investimento. Tudo vai depender da gestão da empresa. Se for boa, se for promissora e bem administrada, provavelmente vai ter bons retornos ao longo do tempo. Se não se inovar e se não administrar bem, as chances de ruir são grandes. Já vimos vários exemplos desses como Kodak e recentemente Cielo que sofre com a concorrência.
Mas como saber se a empresa vai crescer? Sinceramente, não sei! Mas sei que se uma empresa tem boa gestão e vem apresentando bons resultados ao longo do tempo, ela tem grandes chances de manter isso e trazer retornos futuros. Se a equipe sabe administrar bem e tem um bom time de inovação, tende a andar pra frente. Foi assim com empresas como a Pepsi, Mc Donalds, Coca Cola dentre outras.
Banco Inter, BIDI4, vai dobrar de tamanho nos próximos anos? Não sei, vamos ter que aguardar os próximos anos para saber se subiu ou não. Fato é que tem crescido desde a abertura de seu IPO e tem aumentado o número de contas a cada dia. Visa Inc vai dobrar de novo? Também não sei mas eles já mostraram que sabem fazer bem feito e estão inovando a cada dia, então neste caso teremos que pagar pra ver. Teremos que entrar no papel e deixar o tempo passar, acompanhando os balanços, para saber se está indo bem ou não.
O arrependimento de não investir
O problema é que a maioria das pessoas olham para trás e falam: Ah, deveria ter entrado naquele ativo naquela época que olhei. Mas quando olham o ativo e acham promissor, não entram por medo. Você só saberá se um ativo vai dobrar de tamanho no futuro esperando o futuro chegar. Se você não entrar no ativo agora no presente, quando o futuro virar presente, você poderá ter perdido a oportunidade grande.
Quem investiu 10 mil dólares em Visa no dia do IPO e reinvestiu os dividendos, que não são muitos, não chega a 1% ao ano, teria hoje mais de 123 mil dólares. BlackRock não fica atrás, assistam ao vídeo para verem o crescimento delas. Se tivesse entrado em BIDI ou IRBR também teriam triplicado seu capital, ai vem a pergunta, você entrou? Permaneceu? Nem vou comentar o caso de Magazine Luiza.
Quando vender uma ação
Quando um ativo dá sinais de má administração e perda de market share, aí sim é hora de sair dele. Cielo já deu esse indicativo há bastante tempo. General Electric, GE também foi outra que deu esses sinais. Eu tinha entrado em GE a 27 dólares se não me engano e depois vendi a 23 dólares. Nesse período saíram 3 balanços e tivemos duas troca de CEO e nada melhorou. Hoje está na casa dos 10 dólares mas já chegou a 7. GE não deu indicativos de que melhoraria, vamos ter que acompanhar os balanços para ver se acontece um turnaround.
Será que temos oportunidade em GE e Cielo? Talvez sim. Para quem comprou GE a 27 dólares e não vendeu até hoje, quando custa 10, teve um baita prejuízo mas quem comprou a 7 e vendeu agora em 10, teve um lucro de mais de 30%. Será que dá pra fazer isso com Cielo? Novamente voltamos ao risco X retorno. Você se arrisca mais para ter um retorno maior.
Conclusão
Pensem no longo prazo. Aqueles que falam que são Buy&Hold, fiquem com o ativo por mais tempo e acompanhem os balanços. Não sejam imediatistas. Não esperem comprar hoje e subir amanhã. O imediatismo tira as pessoas do mercado muito rápido. Grandes empresas com boa gestão tendem a crescer e muito. Temos vários casos tanto no Brasil quanto no exterior. Seja paciente!
Agora me diga, qual o papel mais antigo em sua carteira?
Abraço a todos!