Fala galera da Finansfera!
Eu já havia escrito este post há um tempo mas como o assunto é interessante e devemos sempre fazer um balanceamento na carteira, estou trazendo uma atualização agora.
Você já calculou a porcentagem da sua carteira em relação ao indexador? Sabe como dividir uma carteira de investimentos?
Bom, se você já fez, ótimo! Pode equilibrar bem sua carteira mas se ainda não fez, experimente. Você pode se surpreender com isso.
Geralmente ficamos "cegos" por uma boa taxa e com isso não percebemos o quanto poderemos estar desequilibrando a carteira. Alguns podem achar que não há problema nenhum, pois o Mercado acaba sendo eficiente mas eu prefiro dar uma equilibrada na carteira.
Os indexadores que tenho são IPCA, CDI e Pré que abarcam a renda fixa. Já em renda variável eu tenho fundos de investimentos imobiliários, ações no Brasil e no exterior, ETF e REIT também no exterior. Sendo assim acabo diversificando bem minha carteira em várias classes de ativo.
Renda Fixa
O que acontece com a renda fixa é que se você estiver com muito IPCA e pouco Pré, significa que numa eventual queda de juros, como agora, você pode diminuir seus rendimentos. Apesar de alguns títulos, que são IPCA + alguma coisa, serem interessantes quando o IPCA cai, (pois você estará aumentando seu ganho real), você acaba deixando de ganhar mais caso estivesse em um Pré fixado de 14,5% por exemplo.
Por exemplo, se você tem um Pré comprado a 16% e a inflação caí para 6% isso significa que seu rendimento será de 10% já com um IPCA + 6% significa que seu rendimento será 12%.
No caso dos CDB com taxas como 121% do CDI essa queda até fica menos pior se a taxa de juros não cair. Quando a taxa de juros cai o CDI cai junto só que mesmo assim ainda pode ficar um pouco mais interessante que alguns IPCA, ou seja, é bom diversificar os indexadores.
No meu caso percebi que minha carteira estava desequilibrada e ainda continua porque não tenho tanto Pré assim. Como vou investindo mês a mês vou aproveitando as melhores taxas e com os Pré abaixo de 13,5% eu não animo.
Se você tiver um CDB a 118% do CDI e sendo o CDI a 13,63% ainda assim fica melhor que um Pré de 13%.
CDB 118% X 13,63 = 16,09 tirando o Imposto de Renda de 15% fica 13,67% líquido. Já um Pré de 14% - 15% de imposto de renda fica 11,9% líquido. Neste caso para este CDB ser pior que um Pré o CDI precisa cair muito. ( conta de padeiro).
Claro que existem pessoas que preferem ficar atreladas à inflação o que não é de todo ruim. Geralmente a inflação corrige mais rápido do que o CDI. Em épocas de alta na bolsa e melhora da economia baixando as taxas, a renda fixa sofre bastante.
Minha carteira de renda fixa é composta de alguns CDB que fiz pra 5 anos, debêntures, CRI e um tesouro direto que ficou mas tá quase sendo sacramentado.
Minha carteira de renda fixa é composta de alguns CDB que fiz pra 5 anos, debêntures, CRI e um tesouro direto que ficou mas tá quase sendo sacramentado.
Renda Variável
Já a parte da carteira que está em renda variável também tem suas divisões. Esta parte está dividida entre Brasil e exterior. No Brasil tenho ações e fundos de investimento imobiliário. Já no exterior tenho ações, REIT (Real Estate Investment Trust) que são praticamente equivalente aos nossos FII e ETF (Exchange Trade Funds). Ações e REIT estão nos Estados Unidos mas os ETF estão na Irlanda.
Desta forma fico diversificado o suficiente para aproveitar as oscilações do mercado. O Bovespa tem correlação inversa com o dólar, ou seja, o dólar sobe e a Bovespa cai. Isto é quase liquido e certo. O mercado americano não tem exatamente uma correlação com o Bovespa mas as vezes também tem movimento contrário.
O mercado brasileiro não tem tanta opção de compra. Se formos separar boas empresas para compra incluindo os FII, não teremos mais que 150 empresas. Como o mercado é cíclico, sempre aparece uma oportunidade de compra de uma boa empresa que tá descontada por conta do cenário econômico. Já vimos isso muitas vezes no Brasil.
Quando o dólar cai eu aproveito pra enviar dinheiro para o exterior e comprar as oportunidades que encontro. Como posso operar em vários mercados, sempre haverá uma boa oportunidade para comprar. Só o mercado americano tem mais de 4 mil ativos em negociação e não é possível que algum deles não apresente uma oportunidade de compra. Difícil é achar ele.
Cuidados
Os maiores cuidados que você tem que ter é:
- Não ficar muito posicionado em somente uma classe de ativo e indexador como por exemplo 100% em Tesouro Direto IPCA;
- Não tentar prever os movimentos e ficar comprando e vendendo constantemente.
- Não comprar papeis muito especulativos.
- Não investir sem estudar.
- Não confiar no seu amigo, cunhado ou aquele YouTuber que ganha dinheiro online na sua frente.
Se você ficar cometendo esses erros constantemente, com certeza você fracassará. Não existe almoço grátis. Cuide de seu patrimônio com atenção.
Conclusão
Bom, se você ainda não fez suas contas, faça e depois comente aqui o que achou do resultado. Se não concordar com o equilíbrio pode comentar também, o blog é aberto à discussões e novos pontos de vista.
Se você ainda não investe no exterior e quer aprender, acesse
Lá você poderá ver minha carteira completa, apresentação de empresas de ações e REIT mostrando sua composição e como os dividendos cresceram ao longo do tempo, estudos de compras seriadas e como declarar no imposto de renda os ganhos no exterior.
Abraço a todos!