Fala galera da Finansfera!!!
O que quero passar é que você tem que ser tão bom no que faz que não haverá desculpas para justificar um fracasso. Muitas pessoas ganham dinheiro nas redes sociais mas elas trabalham de verdade. Elas não são pessoas que sentam por meia hora na frente do computador, escrevem qualquer coisa e pronto, estão ricas. Um nômade digital viaja o mundo todo trabalhando pela internet mas ele senta o rabicho na cadeira pelo menos umas 8 horas por dia. Os investidores ganham dinheiro mas eles ficam horas, dias, semanas, meses e anos estudando o mercado. Warren Buffet, Soros, Barsi e demais não ficaram ricos abrindo o HB uma vez ao dia e lendo notícias de Twitter de 10 linhas.
Sabe aquele papinho de "trabalhe no que gosta e nunca trabalharás?" Então, sempre soou estranho não é mesmo? Pois é, este tipo de frase é bem verdadeira mas para isso você precisa ser realmente bom em fazer o que gosta e muito mais, precisar ser espetacular apresentando seu produto, seja ele artístico, intelectual, artesanal ou whatever, ou você estava achando que era só ficar em casa de chinelo e samba canção jogando PS 4 que ia ficar rico?
Há algumas semanas o amigo Termos Reais lançou um post que tratava do assunto, confira aqui. No post o TR explica em que sentido você pode ser útil fazendo o que ama e para ter sucesso você precisa ser realmente útil e não ficar no bar bebendo o dia inteiro porque é o que você mais gosta de fazer.
Peter McKinnon Fotógrafo |
Com este tema trago hoje aqui um exemplo muito bom de alguém que faz o que ama com tanta perfeição que já ficou rico e acredite, rico em pouquíssimo tempo, o nome desse cara é Peter McKinnon.
Eu sempre gostei de tecnologia como já falei diversas vezes aqui e também gosto de vídeos, fotografia, músicas dentre outros assuntos do cotidiano. Há uns meses eu estava navegando no YouTube para aprender algo sobre edição de vídeos e fotos e encontrei esse cara. Sim meus amigos, o YouTube é uma escola praticamente de graça e tem aulas lá para a hora que você quiser, não fiquem só assistindo Pablo Vitar, aproveitem para aprender coisas novas.
Achei o McKinnon tão fascinante que passei a seguir o canal dele no YouTube e no Instagram. Já aprendi altos truques de edição de Photoshop e de fotografia em geral além de como melhorar meus vídeos. Hoje ele mora em Toronto no Canadá e se você quiser conhecê-lo pessoalmente, mande um mail e tome um café com ele.
Mas como ele ficou rico com isso se o YouTube paga mixaria pela visualizações no site? Simples! Ele ficou famoso fazendo o que mais gosta, o que mais ama, falando de fotografia. McKinnon chegou ao número abissal de 1,6 milhões de seguidores em pouco tempo e isso foi graças à emoção e facilidade com que ele faz os videos dele. Estima-se que ele consiga a meta de 13 mil dólares por mês.
Gosta de fotografia? Vídeos? Confira o post sobre meu novo brinquedinho, o drone DJI Mavic Pro
O site PetaPixel fez uma matéria chamada How Photographer Peter McKinnon Got 1 Million YouTube Subscribers in 9 Months. Confira a matéria e também o vídeo no YouTube. Apesar de terem várias pessoas falando que esta matéria foi mais pra fazer propaganda dele, não deixa de ser verdade o que ela traz.
Mas o que quis trazer aqui hoje não são dicas de como obter um bom vídeo e de como apresentar o que as pessoas querem ouvir ou ler, vim falar da emoção com que ele faz os vídeos. Confiram alguns vídeos dele no canal do YouTube antes de terminar de ler este post e no fim me digam se ele não te anima também.
Assistiu a pelo menos 3 vídeos dele? Então, podemos perceber claramente que ele entende muito do assunto mas quantos por aí não entendem também e não tiveram o mesmo sucesso que ele? O segredo está na emoção de como ele passa o que sabe, no amor, na taradice, na loucura, na alegria e claro, no conhecimento.
Como o site PetaPixel fala em seu post, ele faz uma chamada de atenção, provê um material de qualidade e aumenta o relacionamento com seus viewers. Mas todos sabemos que temos que fazer isso e tem muita gente que faz e nada acontece. Lembra que lá no início do post eu comentei que não adianta ficar jogando PS4 pra ficar rico só porque é o que gosta? Então, você pode até ficar rico jogando PS4 mas vai ter que jogar muito pra ser o melhor, pra explicar tudo bem explicadinho e para produzir bom material e conteúdo.
Então para desmistificar esse "sete peles" que é ganhar dinheiro fazendo o que se gosta, você tem que focar muito e ser realmente bom. Não adianta fazer como o BPM que faz isso por hobby quando está em casa entediado. Não adianta ser igual ao BPM que escreve as loucuras dele em um post onde outros mais loucos ainda leem. Você precisa ser tarado, doido varrido, louco, amante, maluco, aficionado, devorador daquilo que você gosta, entender tudo e depois com tranquilidade passar pro pessoal.
Você precisa visitar outros blogs, canais, perfis, comentar, compartilhar, questionar, participar e gerar uma rede de relacionamento em sua área assim como nós da Finansfera fazemos.
Quer ver um exemplo diferente do que estou falando? Uma vez, salvo engano foi o Royce Grace mesmo, disse que o Jiu-jitso ganha de qualquer outra arte marcial. No início do Pride ele ganhou muitas lutas só porque sabia finalizar com a arte suave. As lutas duravam até 15 minutos de um round onde ele apanha muito mas no fim ele dava um mata leão e pronto, ganhava a luta.
Eis que alguém perguntou a ele se o Jiu-Jitsu ainda ganharia as lutas uma vez que o esporte mudou para MMA e com isso muita gente boa em outros esportes estavam participando. Tinha judoca, karateca, pugilista, lutador de tudo quando era tipo se especializando para ganhar no octógono.
Resposta dele foi que sim, que o Jiu-Jitsu ganha de todas as lutas. Para espezinhar ele, falaram que os lutadores de Jiu-Jitsu não estavam ganhando mais as lutas e ele disse que esses caras não eram bons suficiente no que faziam. A lógica é que se um karateca vem pra cima de você com chutes, um bom lutador da arte suave consegue se desvencilhar dele, derrubar e começar a brincadeira de chão. Se um pugilista viesse com seus cruzados de direita, o juijiteiro deveria saber como desviar e derrubá-lo. Se qualquer outro lutador tentasse ganhar do Jiu-Jitsu, este deveria ter a técnica apurada para dominar a luta não importa como fosse. Isso é ser realmente bom no que faz, superar os demais e se sobressair.
O que quero passar é que você tem que ser tão bom no que faz que não haverá desculpas para justificar um fracasso. Muitas pessoas ganham dinheiro nas redes sociais mas elas trabalham de verdade. Elas não são pessoas que sentam por meia hora na frente do computador, escrevem qualquer coisa e pronto, estão ricas. Um nômade digital viaja o mundo todo trabalhando pela internet mas ele senta o rabicho na cadeira pelo menos umas 8 horas por dia. Os investidores ganham dinheiro mas eles ficam horas, dias, semanas, meses e anos estudando o mercado. Warren Buffet, Soros, Barsi e demais não ficaram ricos abrindo o HB uma vez ao dia e lendo notícias de Twitter de 10 linhas.
Não deixem de conferir a página que falo sobre viagens e de como é barato viajar!
Mas voltando a falar de McKinnon, o cara é um desses, ele já passou horas e horas fazendo excelentes vídeos de tutoriais dando dicas de como editar fotos, como fazer filmes além de coisas pessoais também. O cara dedicou muito tempo para ser o melhor no que ele faz e isto pode ser visto em seu canal do YouTube onde há mais de 150 vídeos.
Ele ensina a tirar foto de comida, de café, de como utilizar coisas inopinadas para melhorar as fotos, de como fazer bons efeitos para videos e muito mais, tudo em vídeos bem editados que não são chatos e não passam de 11 minutos em geral. Um dos videos dele que eu mais gosto é esse aqui onde ele ensina a se clonar.
Como a internet gera dinheiro pra caramba, ele está aproveitando disso para viver. Ganha com views em seu canal, seu insta, seus patrocínios e já tem até uns templates para fotos dele sendo vendido em um site na internet. Já ganhou visita a uma empresa de drones e passeou em uma MacLaren de graça, veja o vídeo aqui. Existem tantas maneiras de ganhar dinheiro que vocês nem imaginam, tudo explorando Networking, vide o amigo Uó. E aí TR, vamos ou não montar um projeto?
Claro que existem vários canais com muito mais de 1,6 milhões de seguidores por aí mas aqui estou comentando de um caso singular que em poucos meses atingiu essa marca. O site Universo Youtuber fez uma lista dos 50 canais com maior número de seguidores no YouTube que pode ser acessado aqui. Não sei quais parâmetros utilizaram mas dá pra perceber que muitos ali são profissionais como o Porta dos Fundos que recebia verba da lei Rouanet.
Não tenho nenhum vínculo com ele mas fiz uma baita propaganda não é verdade? Bom isso é porque na minha opinião o cara merece os créditos. Queria eu ter a paciência que ele tem para ficar horas na frente do computador produzindo conhecimentos de qualidade que as pessoas vão gostar.
Se não assistiu aos vídeos dele, assista pelo menos uns 3 e depois deixe seu comentário aqui. Você pode até não ter a mesma opinião sobre ele ser tão bom assim mas vai ser difícil discordar que para ter o sucesso desejado com o que gosta de fazer, vai ter que ralar muito.
Por enquanto é isso pessoal.
Abraço a todos!