Fala galera da Finansfera!!!
Por fim podemos ver o crescimento nos últimos 5 anos e assim acredito que continue.
Quem me segue já percebeu que não estou cumprindo 100% do planejado conforme citei neste post. Mas de qualquer maneira, continuo aportando bastante e aumentando posição no exterior. Para quem ainda não viu vale a pena dar uma olhada na página "Carteira" e conferir as porcentagens nos diversos indexadores considerando inclusive a quantia no exterior.
Para fechar agosto bem fechado não resisti e comprei um REIT que já estava namorando há algum tempo. O DLR - Digital Realty Trust.
Trata-se de um REIT que aluga espaços para Data Center, os famosos Cloud, interconexão e serviço de rede. O Investidor Internacional já havia dado a dica para estudar este nicho e acabei fazendo por acreditar que o futuro é cada vez mais tecnológico.
Tá faltando Brasil nesse portifólio :(
Como eu avalio empresas com base no que uso, gosto e vivo, este REIT cai como uma luva pra mim pois sou usuário de cloud. Uso o iCloud para praticamente tudo o que tenho. Todos os meus Apple Devices ficam conectados 24 horas na nuvem. Uso o Google Drive também até de Dropbox. Tenho conta no iDrive, no Box, no photobucket e em mais alguns outros e todos eles precisam de um lugar para armazenar tudo isso, é aí que entra o DLR fornecendo toda a estrutura.
Viu como o ramo cresce absurdamente? Quem diria que há 10 anos isso iria existir desse jeito? Hoje quem diz que isso vai acabar? Quem consegue se imaginar vivendo sem ter alguma coisa de fácil acesso tanto pelo celular quanto pelo computador, tablet e mais ainda hoje até nas TV e Video Games.
O DLR fundiu-se recentemente o DuPont Fabros Technology aumentando assim sua capacidade geradora de dividendos bem como toda a sua capacidade operativa.
Essa fusão tende a ser muito boa e a própria apresentação do DLR mostram números otimistas. São 157 propriedades, 12 países, 33 áreas e mais de 26 milhões de metros quadrados.
A DFT tem ocupação de 98%.
Neste slide podemos ver o crescimento e os principais usuários.
Para chancelar a qualidade do REIT, reparem nos clientes de peso que ele possui.
Para corroborar o otimismo sobre o crescimento do DLR, eles estão investindo em um novo centro e é só a bagatela de 1 bilhão de dólares! A reportagem pode ser lida neste post.
O projeto será dividido em 3 fases e deve durar em torno de 22 a 23 anos. Cada fase sozinha duraria em torno de 15 anos porém as fases podem ser construídas simultaneamente.
Os dividendos tem crescimento há 12 anos e o FFO é suficiente para manter isso por mais algum tempo caso tenha alguma pedra pelo caminho, o que acho até um pouco difícil diante das novidades tecnológicas e ao fácil acesso às nuvens.
Por fim podemos ver o crescimento nos últimos 5 anos e assim acredito que continue.
Com esta compra eu começo a balancear minha carteira no exterior. Estou traçando uma nova estratégia de equilibrar stocks, ETF e REIT e esse foi meu terceiro REIT, sendo o primeiro o "O" é o segundo o "EPR".
Já já mais atualizações da carteira e o próximo ativo a ser comprado!
Sobre investir no exterior, sempre temos tabus com relação a isso mas depois que começa a estudar e entender o mercado realmente fica muito mais divertido do que se aventurar na Bovespa kkkk. Não que eu não vá investir mais no Brasil mas no momento estou gostando muito de estudar tanta coisa que tem no mundo afora.
Se você ainda não se libertou das garras do comodismo e continua achando que é muito difícil investir no exterior, acesse este link e veja que devagar a gente chega lá.
Por enquanto é isso pessoal.
Abraço a todos!