Como vocês sabem, parte da minha estratégia de investimentos é alocar recursos no exterior e comprar ETF e stocks. Mas como andam meu ETF?
Resolvi fazer um breve post mostrando a evolução dos ETF então vejamos qual a porcentagem hoje em 20 de julho de 2017
- IDWA compra 12 de abril de 2017 rendimento está em 7%
- EIMI compra 21 de maio de 2017 rendimento está em 6,4%
- CSPXJ-USD compra 22 de junho rendimento está em 4,70%
*Valores estimados na hora da publicação do post, há variação diária podendo diminuir as % ao longo do mês e aparecer diferente no fechamento mensal.
Uowwwww, 4,7% em um mês, nada mau né?!
Composição da carteira de ETF
Podemos perceber que os ETF têm uma subida não tão lenta assim e além de tudo é constante. É claro que se houver uma queda vertiginosa nas ações americanas os ETF serão atingidos mas nem tudo tá atrelado às ações na NYSE.
Ainda não havia falado sobre a última compra que foi CSPXJ-USD então vamos lá.
Este ETF que comprei é listado na bolsa Suíça no entanto negociada em dólar então por isso no ticker leva o USD no fim. A corretagem dela no IB é um pouco maior que o normal, custou 10 Trumps enquanto a maioria custa 5 e as ações custam apenas 1 Trump. Lembrando que o valor da corretagem é descontado do valor da custódia mensal que é de 10 Trumps, ou seja, fiz apenas essa compra em junho então só paguei os 10 Trumps de corretagem sem ter a cobrança da custódia.
Vejam a tabela com as negociações por bolsa.
Podemos perceber no gráfico de um ano a excelente valorização do ativo, lembrando que este é acumulativo e não paga dividendos.
E aqui, as principais Holdings com as porcentagens de participação.
A exposição geográfica e por setor fica representada assim:
Como vocês devem saber, a Austrália tem uma das economias mais sólidas do mundo e este ETF tem ainda participação em Hong Kong e Singapura que também não ficam pra trás no quesito crescimento atual.
Esses são os detalhes deste ETF. Na minha estratégia ainda vou comprar mais uns 2 ou 3 tipos e depois só aumentar posição nesses.
Por enquanto é isso.
Abraço a todos!
Eita, tá dando é mais vontade de investir no exterior hehehe
ResponderExcluirAbc
FPI,
ExcluirAproveite a queda do dólar pra entrar.
Mas tô pensando no que liquidar, pq meu CDB vão vencer em 18/19.
ExcluirAh sim, neste caso vá estudando os bancos pra abrir conta e qual corretora usar.
ExcluirMilhão,
ResponderExcluirTenho essa ETF comprado em Londres com taxa de cinco dólares. Já comprei duas vezes, inclusive. Não entendi como não achou.
Abraço
Anonimo,
ExcluirSabe que olhei varias vezes e não apareceu? Qual ticker vc usa?
Hoje enfrentei o mesmo problema tentando comprar CPXJ, em Londres usando o ticker CSPXJ EBS @ LSEETF. O HB da Interactive Brokers dá a seguinte mensagem "No market data permissions for LSEETF STK".
ExcluirEu entrei em contato com o Chat deles para saber o que estava acontecendo.
Me disseram que este ETF não é negociado de forma contínua durante o pregão, mas sim em leilões que acontecem em horários pré-determinados.
Os horários são: 7:50 - 8 AM, 8:50 - 9 AM, 10:50 - 11 AM, 1:50 - 2 PM, 4:30 - 4:35 PM. Todos no fuso de Londres.
O meu problema é que não sei ao certo o que fazer com informação, pois estou inseguro sobre aspectos de liquidez do ETF e também como definir o preço de compra para participar do leilão.
BPM, será que você pode lançar alguma luz sobre o assunto.
Abraço,
Data160
Data 160,
ExcluirAcabei de entrar e fazer o teste, agora são 13:16 no Brasil e realmente quando coloquei o ticker CSPXJ apareceu outro CPJ1 com outro valor.
É novidade pra mim, não sabia dessa. Sei que eu tenho e a cotação fica lá girando. Dá uma olhada nas permissões se você habilitou para operar em outros países, pois este que comprei é na Suíça negociado em dólares.
Quanto à liquidez, não me assusta por ser um investimentos para longo prazo, tipo 10 anos, então quando precisar vender, pode ser a qualquer momento e no preço que estiver até mesmo por ter a carteira bem diversificada.
Abraço!
gostei da dica. estava precisando achar algo lá pra essas bandas. valeu.
ResponderExcluirShow Vagabundo!
ExcluirAbraço!
Grande BPM
ResponderExcluirETFs com baixos custos e recheados de empresas boas são uma excelente ferramenta para o longo prazo.
Analisando as empresas que compõem especificamente este ETF de Austrália, Hong Kong, Singapura, etc, eu particularmente apenas não gosto daquelas empresas ligadas à commodities. E a Austrália é campeã neste quesito.
Mas não sou parcial em alegar que são de todo mal. Quando o mercado está favorável e a economia de vento em popa, as empresas de commodities são barcos com as velas içadas e o motor em potência máxima.
Obviamente que com ETFs extremamente diversificadas, eventuais quedas no mercado de commodities não fazem cócegas.
Abs!
TR,
ExcluirConcordo com você mais é aí que entra a diversificação né?! Este ETF por enquanto é maior parte do portfólio de ETF porque gosto dele mas a medida que eu for comprando outros, essa parcela vai diminuindo e consequentemente a exposição.
Convenhamos, comprar qualquer coisa agora é muito perigoso exatamente porque muita coisa ta indo de vento em popa né?! O dinheirinho tá guardado pra próxima queda que pode ser agora ou ano que vem.
No mais, o rendimento tá muito bom!
Abraço!
Parabéns pelos aportes!
ResponderExcluirGrande abraço!
Vlw Janota!
ExcluirBoa BPM, show de diversificação e um bom rendimento. Quero ver se em breve faço um novo aporte lá pra fora e começo a investir em ETFs também. Por ora estou só em REITs e ações. Abraço!
ResponderExcluirFinansfera,
ExcluirTambém estou em ações mas elas não estão performando tão bem como os ETF. Vou fazer um balanço delas em breve.
Ainda não tenho REIT
Muito bom BPM!
ResponderExcluirEstá bem diversificado com esses ETFs! Eu por enquanto só tenho ações e reits...
Ainda não tenho $ para entrar em uma corretora melhor...
IInglês,
ExcluirO que importa é que você já tá investindo lá fora e também já tá diversificando seu patrimônio.
Dalhe ETFs hein kkk
ResponderExcluirEspero que continue kkkkk
ExcluirMilhão,
ResponderExcluirComo você está convertendo e enviando o dinheiro pra lá?
Abs.,
VR.
Fala VR!
ExcluirCara não tem mistério, existem várias maneiras mas a mais confortável, pratica e rápida é através do BB. No longo prazo tende a um preço médio né então não da pra ficar preso a isto. Por exemplo agora tá baixo, é hora de enviar um pouco.
Mas o segredo maior é que recebi em dólar por um tempo e mantive o dinheiro lá sem trocar mas as remessas que farei serão via BB mesmo.
Abraço.
É, vou mandar pra fora via BB mesmo, alem de tudo ainda parece ser a mais barata.
ExcluirAbs,
VR.
Vai te fazer dormir mais tranquilo também!
ExcluirOlá BPM
ResponderExcluirMuito bom post, tenho lido tudo o que sai publicado em termos de investimento no exterior.
Peço ajuda sua e dos demais membros da blogsfera para me esclarecer um ponto sobre tributação que tem me preocupado muito mas, até agora, não consegui esclarecer.
Depois de muito esforço consegui abrir uma conta nos EUA no banco Wells Fargo.
Minha intenção é de aplicar através do Interactive Brokers em ETFs acumuladores na Irlanda. Já estou quase chegando aos 10 mil dólares requeridos pelo IB. Uso o Transferwise para mandar o dinheiro para a conta do Wells Fargo.
Fiquei sabendo que, no caso da IB, mesmo que você compre os ETFs domiciliados na Irlanda, eles são CUSTODIADOS nos EUA. Assim, em caso de morte, seus herdeiros teriam de pagar imposto nos EUA para o que ultrapassasse 60 mil dólares em ações ou ETFs, mesmo que investidos em ETFs da Irlanda. Pretendo ter mais de 60 mil dólares investidos.
Fiquei desanimado com esta notícia.
Isso procede?
Tem como evitar? Gostaria muito de usar o IB como corretora global.
O uso da IB é uma boa alternativa em termos operacionais e de custos para aplicação na Europa?
Agradeço qualquer ajuda.
Abraço,
Data160
Data,
ExcluirEu já tinha sido questionado sobre isso e estou fazendo uma pesquisa maior para escrever um post.
Mas adiantando um pouco, esta questão é bem complexa, principalmente porque sempre existem maneiras de contornar um pouco algumas leis.
Fiz um questionamento direto ao IB e estou aguardando resposta.
Quanto ao uso da IB eu acho uma ótima alternativa pois você tem acesso a muita coisa no mundo todo além dela ter um mega suporte com relatórios excelentes que não ví nenhuma corretora brasileira ter algo parecido. Opero por ela e estou satisfeito, creio que você já tenha lido os post que escrevi falando sobre como ela funciona. Caso não tenha lido, dê uma passada na seção investimentos no exterior e veja lá.
Acompanhe o blog que em breve vou trazer noticias e algumas soluções para o caso de heranças mas não deixe de investir no exterior por causa disso, a não se que você pretenda morrer este ano ainda, o que acho não ser o caso kkkkk
Abraço!
Muito obrigado pela resposta.
ResponderExcluirEstou terminando de mandar os primeiros 10k para os EUA e poder abrir na IB.
Após isdo é que vou fazer o primeiro investimento.
Vou acompanhar de perto seu blog para não perder os próximos capítulos tulos. :-)
Abraço,
Data160
Valeu Data 160,
ExcluirBem vindo aos investimentos no exterior, você verá o quão libertador é!
Boa sorte!