Fala galera da Finansfera!
Com muito atraso e com um monte de coisas para falar, faço o fechamento de maio. Estive viajando por alguns dias (muitos até kkkk) e apesar de não ter ficado completamente alienado, não postei nada no blog.
Antes de mais nada, apesar de estar viajando eu ficava lendo algumas coisas no iPad. Como eu estava curtindo principalmente praias, eu tinha tempo para ler alguns artigos e estudar um pouco mas não tinha paciência para escrever e diga-se de passagem que é muito bom ficar na praia com wifi só acompanhando o mercado. É isso que me espera na aposentadoria!
Sobre a viagem eu conto depois em outro post.
Maio foi e junho está sendo um mês em que o controle não está sendo 100% e em julho e agosto vou ajeitar os centavos.
Não estou aportando muito no Brasil mas os aportes estão indo para os investimentos no exterior. Vou começar a adicionar as porcentagens aqui bem como a carteira.
Vamos ao que interessa e depois vou fazendo outros posts com mais assunto e assim não fica grande a chato.
- Ações - Maio foi louco! Após a delação do Joesley as ações variaram demais. Despencaram e depois voltaram ao normal. O que fiz foi vender Grendene com lucro de 35% e comprar BBDC3 em um preço alvo que eu tinha e deixar uma parte líquida para compras futuras pois ainda acho que uma queda vai vir por aí. Esta venda de Grendene foi um rebalanceamento na carteira que não faço sempre nestes moldes mas como estava com bom lucro em GRDN3 e BBDC3 tava com um potencial de subida melhor, resolvi trocar. No mais as variações normais.
- FII - Com essa pancadaria na FEXC11 eu resolvi aumentar um pouco a posição. Considero FEXC11 um excelente fundo e acho que já já eles fazem novos contratos, resolvem a situação com a PDG e o IGPM deixa de ficar negativo então após essa queda brusca que levou ela ao nível de 90 reais, achei boa a oportunidade para comprar mais.
- TD - Esse tá mais parado que água de poço. Apesar de ter dado uma subida após a delação fatídica, ainda não comprei mais. Minha estratégia só é comprar quando passar de 6,2%.
- Poupança - Tá gordinha pois o dinheiro com liquidez para novas compras está lá.
- CDB - Com mais um corte na SELIC a RF continua rendendo menos e os CDB somaram menos de 1%. Mas como alguns são pra 5 anos, bola pra frente para vermos até onde isso vai. Será que vai mais 4 anos? Senão vejamos!
- Debêntures e CRI - Teve bons rendimentos passando da casa de 1% em média. Estou estudando se aumento um pouco a posição nessa categoria após fechar posição no exterior.
- LCI - Vencerá em junho e a principio não precisarei usar até novembro então deverá ir para uma liquidez diária até lá.
- STOCKS - Comprei ETF EIMI.L. É um ETF em mercados emergentes, outra hora falo mais sobre ele. Essa compra é da estratégia de deixar uma parte em ETF até a aposentadoria. O rendimento mensal foi negativo e ainda deixei um pouco de cash na conta para futuras oportunidades.
Vamos ao resumo e às porcentagens:
Por enquanto é isso pessoal. Maiores detalhes colocarei na página "Carteira".
Abraço a todos!