Caramba, que dia esse 18 de maio de 2017 hein?! Pra entrar na história dos aprendizados sobre bolsa de valores, política, investimentos, aportes, reserva de emergência, liquidez diária, grande e pequenos bancos, dólar, mini índice e muitas outras coisas. Dá pra falar por horas sobre isso.
Tivemos uma notícia bombástica na quarta feira dia 17 de maio de 2017 que abalou o Brasil. Em uma delação premiada o dono da JBS disse que o presidente Michel Temer deu aval pagar Eduardo Cunha para ficar de boca fechada na prisão, (apesar que tenho ressalvas de como a mídia coloca essas notícias).
Que o Presidente Temer também tem sua parcela de culpa e envolvimento em alguma coisa isso já imaginávamos, assim como Aécio e vários outros políticos, só não sabíamos como apareceria e nem quando.
O que gostei de ver foi que essa situação mostrou que não é perseguição a A ou B. Trata-se realmente de estar indo atrás dos indícios e de provas àqueles que estão envolvidos com corrupção. Vamos ver quem mais surge nas delações, com certeza tem mais coisa por aí.
Após as noticias a bolsa despencou. O Circuit Break foi acionado logo nos primeiros 20 minutos do pregão de quinta dia 18 de maio. Ações caíram mais de 10% sendo que algumas passaram de 15% logo nesses 20 minutos. Destaque para CEMIG 4 que assumiu a liderança e caiu 41% sendo negociada a R$ 5,41 em sua mínima mas depois "normalizou"com -17%.
O BPMDamus acertou em muita coisa publicada ontem kkkkkk. Uma coisa boa é que experiência e paciência me fizeram mais sábio para aproveitar essas oportunidades.
O BPMDamus acertou em muita coisa publicada ontem kkkkkk. Uma coisa boa é que experiência e paciência me fizeram mais sábio para aproveitar essas oportunidades.
Mas o que podemos aprender sobre isso? A resposta é: Muita coisa.
Em 2008 eu tinha acabado de entrar na bolsa (2007) e ainda estava aprendendo (e ainda estou), quando veio a crise e tudo desabou e vários CB foram acionados. Naquele momento foi um excelente aprendizado pra mim e óbvio que perdi dinheiro. Posso dizer que perdi pouco dinheiro mas que em porcentagem pra mim na época era muito. Após isso foquei mais na renda fixa e estudei um pouco mais as ações voltando ao mercado, bem devagar, em 2010.
Algumas lições que podemos tirar de tudo isso:
- Reafirmar todos os fundamentos básicos para investir, sendo eles: Economia, disciplina, aporte e tempo;
- Ter controle emocional, muita paciência e sangue frio também ( mesmo que controle emocional signifique isso, é bom repetir);
- Estudar bastante o mercado de ações, renda fixa, mercado imobiliário, câmbio e outros;
- Ter muita disciplina para seguir as estratégias sem desviar-se do foco e sem euforia;
- Manter sempre uma reserva de emergência que pode ser usada nesses casos para compra de boas oportunidades;
- Ter calma ao comprar qualquer coisa e principalmente em ações, verificar o preço do que está comprando;
- Tomar cuidado com preço "não importa" e sim analisar se aquele preço te deixa confortável dentro das análises que você mesmo estudou;
- Ir sempre comprando pra obter um bom preço médio;
- Ter alguma coisa em liquidez diária para aproveitar essas oportunidades mas cuidado com bancos muito pequenos, aconteceu bastante de várias pessoas não conseguirem sacar o dinheiro por falta de ... liquidez... no banco. Isto aconteceu devido à grande demanda de solicitação de saques e pequenos bancos não tem tanta liquidez assim pois eles ganham dinheiro em cima disso;
- Não entrar na euforia do mercado;
- Não deixar todo seu dinheiro em ações e diversificar sempre;
- Não ter todo seu dinheiro no Brasil.
Quem aplica constantemente alguns dos itens acima, provavelmente tinha dinheiro guardado e aproveitou a queda para comprar alguma coisa mais barata e ainda mantém mais uma quantia líquida para comprar mais alguma coisa nos próximos dias. Sei que é bem difícil ficar com dinheiro parado mas oportunidades sempre acontecem então tem que traçar uma estratégia e seguí-la.
Outros, como meu caso em alguns papeis, mesmo com a queda, ainda estava no azul pois tinha preço médio bem abaixo por ter aproveitado outras oportunidades. Posso dizer que em se tratando de FII, dos 15 que tenho apenas 3 estavam no vermelho no fim do dia.
Está mais que comprovado que o mercado é bem cíclico e apesar dessa queda ter sido por fatores políticos e não pelos balanços das empresas em sí, podemos reafirmar como somos expostos aos acontecimentos desta natureza.
Resumindo o dia de ontem, especularemos sobre o dia de hoje. Segundo uma matéria de Eliane Catanhêde no Estadão, mais coisas virão hoje envolvendo muita gente. Vamos aguardar o início do dia mas pelo histórico da política e da economia do Brasil, ainda prevejo queda nos próximos dias, ou seja, no curto prazo as ações vão cair mais um pouco aumentando a oportunidade de compra.
Enfim, há mais um monte de coisas que aprendemos e que vou deixar para cada um de vocês acrescentarem nos comentários.
Abraço a todos!!!
Hoje já começou com mais de 7%.
ResponderExcluirVai demorar a recuperar o tombo de ontem de -8,8%
Mas com outra alta dessas de 7% acho que recupera.
Então Frugal, o problemas é que já vimos isso acontecer várias vezes. Queda brusca, seguida de leve alta e novamente, queda brusca. Vamos ver como se comportará.
ExcluirDe qualquer maneira, como falei, a gente aprende e tô bem posicionado em qualquer cenário. Comprado com bons preços e dinheirinho líquido aguardando caso tenha outra queda.
Abraço!
Olá BPM!
ResponderExcluirÓtimo post! Reafirmando a sabedoria!
Abraço!
Valeu IW!
ExcluirOlá BPM,
ResponderExcluirCom o tempo, a gente vai ficando macaco velho e esses coisas nem assustam.
Em 2008, tive uma bela com os circuit-breaks quase todo dia, mas no final aproveitei várias pechinchas, tanto na RV quanto na RF. Cheguei a pegar NTN-B a IPCA+10%.
Em 2017, só dei risada e fiz umas comprinhas com o que tinha vendido na véspera. Um pouco de sorte não faz mal a ninguém. :)
Abçs!
Boa II,
ExcluirVejo um monte de gente falando várias besteiras sobre comprar, vender, quem está certo ou quem está errado. O fato é que podemos traçar milhões de estratégias nesse momento do mercado.
Mas sorte realmente é sempre bem vinda!
Abraço!
é isso aí cara, hora de aproveitar a ligeira baixa pra fazer preco medio. eu aproveitei pra entrar na grdn3 q eu ja estava namorando fazia um tempo. parabens pela disciplina e obrigado por partilhar esse conhecimento com a gente !
ResponderExcluirValeu Vagabundo!
ExcluirGrendene é top demais mas fique atento pois ela subiu mais de 50% nos últimos 6 meses mesmo com essa queda forte. Ela é excelente pra manter em carteira mesmo mas acho que ainda teremos algumas surpresas e ela pode chegar a 20 e aí entro mais nela.
Abraço!
Fala BPM,
ResponderExcluirBoas dicas em seu texto.
A minha dica principal serviu pra mim neste dia historico: Nao fiz nada.
Preciso ter uma reserva de emergencia mesmo para estes casos.
Abraçao
Boa VDC, com certeza tem mais oportunidades esta semana.
ExcluirFala, BPM! Investir a longo prazo é entender que no curto prazo podem até haver perdas, mas que serão irrisórias quando se olha o todo!
ResponderExcluirBelo post!
Enriquecendo, isto é verdade mas o sobe e desce no Brasil é que me preocupa. A influência política e do governo na nossa bolsa é muito grande.
ExcluirA grande questão é qual é o melhor aproveitamento disso.
Abraço!
Olá BPM
ResponderExcluirComo darmos crédito no mercado brasileiro quando os delatores um dia antes de explodirem a bomba compraram 1 BILHÃO de dólares e venderam suas ações.
Cada vez que ocorrer algo assim fico em dúvida se a bolsa brasileira é ideal para o investidor de longo prazo.
VDD,
ExcluirExato cara. Eu abri os olhos para os investimentos no exterior principalmente após sofrer com tanta notícias e variações. A gente rala muito pro dinheiro brincar de Montana russa.
Cada vez mais estou aumentando os aportes no exterior e não vai demorar muito já já chego a meio a meio. Por enquanto tá em 30%.
Abraço!