Calma galera, estou decidido a colocar parte do patrimônio no exterior sim, como falei aqui e aqui, e ainda não mudei de ideia. O que estou me referindo é o atual momento, digo esta semana, este mês, este bimestre.
Mr Trump assumiu a presidência dos EUA e já canetou várias polêmicas que não eram novidades. O mercado financeiro americano deu uma disparada boa este ano e foi quando comecei a me questionar.
Mesmo que eu vá começando aos poucos por ETF na Irlanda, ainda sim fico observando o mercado de ações pois pretendo também diversificar com algumas ações.
Mas o que me chamou a atenção essa semana é que tá tudo esticado. O mercado está em uma euforia danada e os preços tem subido bastante nas últimas semanas.
Reparem os preços de algumas ações e ETF nos últimos 6 meses.
É claro que sempre existe algumas ações que não seguiram a tendência mas temos que estudar o caso para saber o que aconteceu, como é o caso da J&J.
Mesmo com as máximas de que "preço não importa", "ações sempre vão dar lucro a longo prazo" e mais algumas outras, eu sempre procuro analisar o momento em que o mercado se encontra para realizar uma compra.
Não me sinto confortável em comprar algo quase no teto histórico só porque sei que no longo prazo vai me dar lucro. Se posso comprar um pouco melhor, porque não fazer?
Aí vem a pergunta que a maioria faz. Como você faz pra saber se o preço vai cair? E eu respondo: Não sei! A única coisa que faço para ficar mais confortável é dar uma analisada nos gráficos e ver como anda o IFR, volume, suporte, resistência e mais algumas coisinhas.
No caso da J&J podemos perceber que o volume aumentou enquanto o preço da ação diminuía.
Mas se vou comprar ETF na Irlanda, por que me preocupar com o mercado financeiro agora? Simples, porque alguns ETF replicam os índices dos mercados de ações e se tivermos uma realização no DJIA, provavelmente vai afetar o ETF.
Bom, de qualquer maneira está tudo engatilhado para começar os investimentos no exterior. A estratégia provavelmente será a de ir comprando aos poucos e vendo como o mercado vai se comportar nos próximos 6 meses.
O que acham?
Abraço a todos!