Fala galera da Finansfera!
Setembro tá meio longo né?! Mas simbora que vai acabar em uma semana ainda :(
Vocês já se perguntaram qual o melhor tipo de investimento para vocês né?! Conforme comentei aqui. Mas há algo bem interessante sobre a mente das pessoas, elas são diferentes kkkkkkk.
Uma coisa que acho interessante é como as pessoas pensam completamente diferente e isto faz o equilíbrio no mundo. Já pensaram como seria se todos só gostasse de churrasco? A galera do sushi ia morrer de fome. E se todos só gostassem de praia ao invés de um friozin as vezes? Ninguém teria espaço na areia nem na água. Pois bem, com investimentos é a mesma coisa.
Outro dia estava participando de algumas conversas sobre investimentos mas com grupos diferentes e pessoas diferentes. É interessante ver o ponto de vista de cada grupo e de cada pessoa. É uma discussão sem fim e ao meu ver a única coisa que define tudo é simplesmente a sua consciência. Se vocês estiverem fazendo aquilo que deixa sua consciência tranquila então este sim é o investimento correto.
Era engraçado pois cada grupo defendia seus ponto de vista assim:
Grupo dos FII
Um grupo de pessoas defendiam os FII porque está em uma boa época, pagam alugueis mensais, é mais fácil de analisar, os rendimentos podem superar a inflação e ainda ter valorização da cota, você pode até visitar o empreendimento, você lê o contrato antes dentre diversas outras coisas que foram citadas.
Os FII podem ser divididos em subgrupos como Fundo de tijolo, Fundo de papel, Fundos que pagam mais yeld, Fundos mais conservadores que tem contrato firmado e pagamento certo independente de vacância dentre outros.
Grupo das Ações
Um grupo de pessoas defendiam as ações pois elas valorizam com o tempo, você pode crescer com a empresa, elas pagam bons dividendos, você pode comprar na baixa e vender na alta.
Mas o mais interessante é que ações também tem subgrupos!
Subgrupo das ações:
Voltado para B&H afirmam que com boa análise, aporte e tempo você supera a inflação e a RF. Exemplos como Apple e outras maravilhosas empresas são apresentados todo momento. Este grupo defende a análise dos lucros das empresas além de outros fatores como forma de comprar para longo prazo. Este povo não gosta de trade.
Subgrupo dos swingtrade e daltrades:
Voltado para compra e venda diária. Se baseiam em índices que parecem loucuras! Gráficos dos últimos 15 minutos, curto intervalo de tempo, nomes estranhos de ferramentas para calcular se é momento de entrada ou não e geralmente este povo nem olha RF;
Subgrupo das opções:
Voltado à pessoas que gostam mais do "jogo" de compra e venda do que de análises e tempo. Opções são fascinantes mas podemos dizer que é um jogo. Conheço pessoas, a qual me incluo, que no início ficam encantadas com ganhos de 200% em uma semana mas isto não é regra e perder 90% do que você colocou lá é bem fácil. Dentro deste subgrupo há ainda pessoas que vendem coberto pois tem a ação e são mais conservadoras dentro desta modalidade nada conservadora de investir.
Podemos ainda divide em mais subgrupos mas por hora, tá bom.
Grupo da RF
Um grupo de pessoas defendem a RF pois dizem que nunca viram ninguém ficar rico com ações ou que conhecem pessoas que tiveram rendimentos anuais melhores que os da RF. Estão certos de que a RF bem aplicada sempre ganhará da RV. Assunto completamente discutido diariamente com vários vídeos no YouTube também. Este grupo nem quer saber de ações e também podem ser divididos em subgrupos.
Subgrupo dos que não se importam com o tamanho do banco e buscam rendimentos até o limite do FGC:
Estes defendem que o FGC é igual seguro de carro, pode demorar a pagar mas paga e assim buscam diariamente as melhores taxas até no Banco Zé das Couves que paga 230% do CDI.
Subgrupo dos conservadores:
Estes preferem colocar o dinheiro em grandes Bancos mesmo que paguem menos pois não tem o mesmo risco. Preferem pegar 80% do CDI com um grande banco à pegar 122% em banco pequeno.
Subgrupo do TD:
Defendem que é o tipo de investimento mais seguro do país e assim não querem colocar dinheiro em outros lugares pois entendem que o TD é liquido e certo.
Li outro dia em um site totalmente voltado para o TD que este sempre ganhará do CDB. O Autor até faz uma ressalva nos CDB com mais de 100% do CDI mas ele cita isso como um "grande risco" e desaconselha veemente, tirando assim, aquelas pessoas que procuram onde investir mas não tem o conhecimento profundo do segmento CDB. (claro, neste site há a venda de um curso de TD).
Subgrupo de debêntures:
Estes pegam rentabilidade maior mas como não poderia deixar de ser, tem maior risco pois não são cobertos pelo FGC. Pagam mais que os TD IPCA, em média mais de 1%, e aumenta conforme o prazo.
Sobre tipos de investimentos vou para por aqui mas fiquem sabendo que há muito mais! Existem uma infinidade de investimentos e ferramentas que vocês podem usar para ganhar dinheiro.
Enfim, listei apenas alguns assuntos para mostrar o quanto temos que estudar para tirar nossas próprias conclusões e o quanto o assunto é diversificado.
O melhor tipo de investimento é aquele que te deixa dormir tranquilo e você está satisfeito com o retorno.
Devemos respeitar a opinião dos outros, o que pode ser bom pra mim, pode ser ruim pra vocês.
Inclui investimentos na lista de coisas que não se discute kkkkk, agora é política, religião, futebol e investimentos.
E você? Já achou o melhor tipo de investimento para você?
Deixe sua opinião sobre cada tipo de investimento, quais as vantagens e desvantagens que acha.
Abraço a todos!